O Gabriel é um aluno do 9ºB que veio do Brasil, de São Paulo, e está aqui há 1 ano. Ele constatou que a comida, a religião e os festivais são diferentes entre o Brasil e Portugal. Em comum, acha que estes 2 países têm apenas a língua.
Aqui, na escola, ele gosta das pessoas e percebeu que cá em Portugal a vida é mais calma e que no país dele onde as escolas são mais “bagunçadas” e não são tão organizadas.
Relativamente ao estudo e à Língua Portuguesa, ele pensa que, com certas palavras, pode sentir dificuldades, pois há algumas diferenças, mas tirando isso, não as sente. E como já cá está há algum tempo, diz que já está bastante integrado e, por esse motivo, não precisa de nenhum apoio escolar.
O Gabriel sente a falta dos festivais do seu país, porque as festas em Portugal e os festivais lá não são a mesma coisa. Perguntando-lhe o que pensava sobre se os estrangeiros se conseguiam integrar facilmente e viver bem em Portugal, ele respondeu:
“Algumas pessoas sim, outras não. Eu, como sou brasileiro, a minha língua materna é a portuguesa, e assim, é mais fácil emigrar de lá para cá. Mas, por exemplo, se uma pessoa fosse russa é mais difícil de aprender português.”
O Samuel veio do Brasil e está cá em Portugal há 4 meses e estuda no 9ºB. Percebeu que a gastronomia é diferente entre estes países e acha que a religião também. Porém, algumas festas são parecidas n
O Ismael é o colega do Tobias, ou seja, é do 8ºC. Veio do Brasil e vive aqui há 2 anos. Durante este tempo, percebeu que há muitas diferenças entre o Brasil e Portugal, tais como a comida, as pessoas
A Evelyn veio do Brasil, estuda no 12ºB e está cá há 1 ano e 11 meses. Ela acha que as principais diferenças entre Portugal e o Brasil são as pessoas. "No Brasil, as pessoas são mais calorosas e os p
Comentários